Muitos dos primeiros sintomas da rinite alérgica (por exemplo, comichão e espirros) são causados por um produto químico libertado pelo organismo chamado histamina. Se tem alergia, isso significa que liberta grandes quantidades de histamina em resposta a substâncias alérgicas, como
O
spray nasal anti-histamínico impede a ligação da histamina ao seu recetor e evita que lhe cause os seus sintomas. Certos
sprays anti-histamínicos (por exemplo, Allergodil) também têm propriedades anti-inflamatórias. Este tipo de
tratamento das alergias proporciona alívio eficaz face a comichão nasal, corrimento nasal, nariz entupido e
espirros, bem como de
sintomas oculares. Os
sprays nasais anti-histamínicos têm início do seu efeito em questão de minutos e os efeitos duram cerca de 12 horas, pelo que são, geralmente, aplicados duas vezes por dia. Têm um bom perfil de segurança.
Sprays nasais com corticosteroides
Os sprays nasais com corticosteroides (por exemplo, os mais recentes contêm fluticasona ou mometasona) funcionam reduzindo a inflamação e são particularmente potentes na redução do nariz entupido e a secar o corrimento nasal. Uma vez aplicados, serão necessárias várias horas para sentir o seu efeito e vários dias de uso contínuo para atingir o efeito máximo. O seu perfil de segurança é bom, principalmente considerando as concentrações muito baixas usadas para tratar a rinite alérgica. Portanto, se tiver rinite alérgica, deve iniciar o tratamento cerca de uma semana antes de entrar em contacto com algo a que tenha alergia (por exemplo, pólen, animais de estimação, ácaros do pó, bolor).
Sprays nasais de cromona
Os sprays nasais de cromona (por exemplo, aqueles que contêm cromolina ou nedocromil sódico) têm um bom perfil de segurança, mas o seu efeito é de curta duração, tendo de ser aplicados várias vezes durante o dia. Também são precisos vários dias para que os sprays nasais de cromona atinjam o efeito máximo.
Sprays nasais descongestionantes
Os sprays nasais descongestionantes (por exemplo, contendo oximetazolina, xilometazolina ou fenilefrina) proporcionam alívio para apenas um sintoma nasal, ou seja, o nariz entupido. Fazem-no contraindo os vasos sanguíneos, de forma a reduzir o inchaço no nariz. Os sprays nasais descongestionantes causam efeitos secundários se os usar a longo prazo, pelo que, geralmente, não é recomendado usá-los por mais de 5 dias.
Sprays nasais para a rinite alérgica: algumas questões práticas
Ao usar um spray nasal, é realmente importante seguir corretamente as instruções de aplicação para garantir que o medicamento é depositado no local adequado no nariz. O folheto informativo contém instruções detalhadas de aplicação, as quais podem variar dependendo do spray nasal escolhido. Depois de se habituar, irá fazê-lo naturalmente.
Geralmente, é aconselhável:
- Assoar suavemente o nariz, primeiro, e depois inclinar a cabeça um pouco para a frente.
- Inserir a ponta do frasco do pulverizador nasal na narina direita (fechando a narina esquerda com a outra mão), apontando a ponta do frasco do pulverizador para trás e em direção ao lóbulo da orelha direita.
- Acionar o pulverizador nasal.
- Repetir na outra narina.
Figura: Como usar um spray nasal corretamente.