O que fazer se tem alergia a gatos

Os gatos escolhem-nos, mas o que acontece se temos alergia a gatos?

Alergia Animais Estimacao  Gatos

A alergia a gatos é uma alergia comum. Os gatos são um dos animais de estimação mais populares do mundo, se não o mais popular. Gatos e humanos vivem em associação há quase 10.000 anos, existindo atualmente mais de 500 milhões de gatos domésticos no mundo. Mas sabia que 26% dos Europeus adultos que procuraram uma clínica devido a suspeita de alergia associada a alergénios inalados tinham alergia a gatos? Os cientistas ainda não sabem ao certo por que razão algumas pessoas desenvolvem alergia a gatos e outras não, mas provavelmente terá a ver com uma combinação de ambiente e genética (sim, pode culpar os seus pais!).

Sintomas da alergia a gatos

Os sintomas da alergia a gatos são os mesmos da alergia a cães ou de outras alergias a animais de estimação e incluem :


No entanto, ao contrário da alergia ao pólen, a alergia a animais de estimação não é sazonal. As pessoas com alergia a gatos são expostas todos os dias, durante todo o ano, a algo a que são alérgicas e, portanto, apresentam sintomas durante todo o ano. Mas não desespere! Existem muitos tratamentos para a alergia disponíveis, que podem ajudar.

A alergia a gatos explicada

Os sintomas da alergia a gatos são desencadeados por proteínas, chamadas alergénios, segregadas na urina, saliva, glândulas sebáceas e patas dos gatos. Uma reação alérgica poderá ocorrer se o alergénio for inalado ou se acariciar um gato, limpar a caixa de areia do animal, ou mesmo se se sentar onde o mesmo já esteve. O alergénio dos gatos está presente em altas concentrações em residências com gatos e encontra-se no pó, móveis estofados e colchões. Os alergénios de gatos são facilmente transportados no ar e podem persistir por semanas, ou mesmo meses, após um gato ter sido retirado desse espaço. Também foram encontrados em residências onde os gatos nunca estiveram presentes e em escritórios ou espaços públicos onde os animais não são permitidos. Isso ocorre porque o alergénio do gato é particularmente “pegajoso” e é transportado na roupa para outros locais. É quase impossível não sermos expostos a algum nível de alergénio de gato.

Gatos hipoalergénicos, os miaus perfeitos – existem?

Tecnicamente, não existem gatos 100% hipoalergénicos, ou completamente não-alergénicos. Todos os gatos largam pelos e produzem uma certa quantidade de “caspas”, pelo que não encontrará nenhum gato que não cause alergias. No entanto, existem raças que produzem menos alergénios, como as raças de gatos siberianos e balineses. Em geral, não é possível recomendar uma raça específica a alguém que sofre de alergia, pois os níveis de alergénios diferem bastante dentro de cada raça.

Viver com alergia a gatos

Se tem alergia a gatos, é melhor não ter um gato em casa. Se acha que pode ter alergia a gatos e está a pensar ter um gato, é aconselhável levar o gato para casa para fazer um teste, para ver se ele desencadeia os seus sintomas. Se não ter um gato não é uma opção, aqui estão algumas sugestões para reduzir a sua exposição:

  • Evite contacto próximo (mesmo que sejam fofos!)
  • Lave as mãos com água morna e sabão após mexer em gatos. Tente não tocar nos olhos ou no rosto até depois de ter lavado as mãos
  • Reduza ou remova o máximo possível de “caspas”/pelos do gato da sua casa. Pode consegui-lo fazendo o seguinte:
    • Manter os gatos fora do quarto e fora dos móveis
    • Restringindo os gatos a uma pequena área da casa
    • Limpar completamente a casa uma vez por semana
  • Escove e limpe o seu gato ao ar livre e mantenha-o ao ar livre o máximo possível

Mesmo com todas essas estratégias de prevenção, é impossível evitar todos os desencadeadores de alergénios produzidos pelos gatos. O tratamento farmacológico é a melhor opção para os seus sintomas. Existem inúmeros tratamentos disponíveis, incluindo:


Escolha o tratamento mais adequado ao tipo e à gravidade dos seus sintomas e ao seu estilo de vida.

Sintomas DA alergia

Sabia que 1 em cada 4 pessoas sofre de uma doença alérgica? Que doença alérgica poderá ter?

Saiba mais

Tratamentos DAS alergias

Existe uma enorme variedade de tratamentos para a rinite alérgica disponíveis na sua farmácia e parafarmácia. Descubra qual pode ser o mais adequado para si.

Saiba mais