A alergia a ácaros do pó é uma alergia comum. Tem aumentado nos últimos anos, provavelmente devido ao nosso estilo de vida (passamos 90% do nosso tempo em ambientes fechados), ao melhor isolamento das nossas casas modernas e energeticamente eficientes, à ventilação reduzida (vidros duplos), ao aumento do uso de aquecimento central e da utilização generalizada de alcatifas. Isso criou o ambiente de vida perfeito para os ácaros do pó, que preferem ambientes quentes, húmidos e escuros.
Sintomas da alergia a ácaros do pó
Os sintomas da alergia a ácaros do pó são os mesmos da rinite alérgica e das alergias a animais de estimação e incluem:
No entanto, ao contrário da alergia ao pólen, a alergia a ácaros do pó não é sazonal. As pessoas com alergia a ácaros do pó são expostas todos os dias, durante todo o ano, a algo a que são alérgicas e, portanto, apresentam sintomas durante todo o ano. Mas não desespere! Existem muitos tratamentos para a alergia disponíveis que podem ajudá-lo(a).
A alergia a ácaros do pó explicada
Os ácaros do pó são parentes das aranhas, mas são invisíveis a olho nu. Alimentam-se de flocos que descamam da pele humana e são particularmente abundantes em colchões, camas, almofadas, tapetes, móveis estofados e peluches.
Ter ácaros na cama não é sinal de falta de higiene ou de limpeza, mas de falta de ventilação ou de humidade elevada no ar.
Não mordem nem transmitem doenças e são um problema apenas para pessoas com alergia a ácaros. Os ácaros do pó mais comuns encontrados nas nossas casas produzem cerca de dez proteínas diferentes que podem desencadear a resposta alérgica. Os sintomas atingem o pico principalmente durante a noite e a manhã, pois esses são os períodos em que está na cama e em contacto com os ácaros.
Viver com alergia a ácaros do pó
Não é possível eliminar completamente os ácaros da sua cama ou de qualquer outro local. Ainda assim, usando medidas preventivas, é possível diminuir a quantidade de alergénios de ácaros aos quais tenha exposição. Aqui estão algumas medidas que pode achar úteis:
- Evite qualquer tipo de humidade e melhore a ventilação em toda a sua casa. Os ácaros prosperam em condições molhadas e húmidas. Gostam de temperaturas acima de 20°C e uma humidade relativa de 80%. Quando a humidade do ar é inferior a 50% os ácaros secam e morrem.
- Substitua as alcatifas por pisos de madeira e use um aspirador de pó com um filtro HEPA completo e sacos de espessura dupla.
- Use uma capa protetora contra ácaros no seu colchão, almofada e colchas. Isso deve diminuir a quantidade de alergénios de ácaros que inala durante a noite.
- Lave todas as roupas de cama regularmente num ciclo quente. Os ácaros morrem quando são lavados a 60°C durante uma hora, mas também é importante que as coberturas de cama sejam lavadas corretamente. Colchas, almofadas de decoração e peluches mantidos na cama ou sobre a mesma também devem ser lavados regularmente.
Mesmo com todas essas estratégias de prevenção, é impossível evitar todos os desencadeadores da alergia produzidos pelos ácaros. O tratamento farmacológico é a melhor opção para os seus sintomas.
Existem inúmeros tratamentos disponíveis, incluindo comprimidos, sprays nasais e colírios.
Escolha o tratamento mais adequado ao tipo e à gravidade dos seus sintomas e ao seu estilo de vida.