Se costuma sofrer de nariz congestionado ou entupido, espirros, corrimento nasal e/ou comichão em determinadas épocas do ano ou em resposta a um determinado desencadeador, é possível que tenha rinite alérgica.
A rinite alérgica é uma das alergias mais comuns. A prevalência tem aumentado nos últimos 20 anos e, hoje, aproximadamente 100 milhões de pessoas na Europa e América do Norte sofrem de alergia, pelo que certamente não está só. Os primeiros sintomas da rinite alérgica ocorrem frequentemente na infância ou adolescência. Os cientistas não sabem ao certo o que causa a rinite alérgica, mas o risco de a desenvolver aumenta se ambos os pais forem alérgicos (outra coisa pela qual podemos culpar os nossos pais!). Se suspeitar que pode ter rinite alérgica, por que não experimentar o teste de sintomas em apenas 10 segundos?
Sintomas da rinite alérgica
- Nariz a pingar
- O líquido produzido pelo nariz é aguado e claro, e não verde e pegajoso, como quando está com uma constipação.
- Nariz entupido
- Também chamada congestão nasal, parece que as duas narinas estão cheias de algodão, dificultando a respiração pelo nariz.
- Espirros
- O espirro é geralmente muito inesperado e bastante violento, ocorrendo numa longa sequência de espirros.
- Garganta, nariz ou céu da boca com comichão
- A comichão também pode ser sentida dentro dos ouvidos e nas trompas de Eustáquio (pequenos canais que ligam o ouvido médio à parte posterior do nariz). É muito frustrante, porque não se pode coçar!
- Olhos vermelhos, com comihão e lacrimejantes
- Também chamada conjuntivite alérgica, em que os seus olhos podem dar a sensação de terem areias, apresentar-se doridos e produzir muitas lágrimas, o que faz parecer que uma pessoa está a chorar ou perturbada.
- Cansaço
- Passar a noite a virar-se na cama por causa dos sintomas da rinite alérgica pode fazer com que se sinta cansado(a) e irritado(a) durante o dia.
A rinite alérgica pode ser sazonal (ou intermitente) ou perene (todo o ano). Se a alergia for sazonal, os sintomas da rinite alérgica ocorrem apenas em determinados períodos do ano (ou seja, quando a quantidade de pólen é alta – o período da rinite alérgica). Alergia perene significa que experimenta sintomas durante todo o ano, em resposta a desencadeadores que estão presentes durante todo o ano, como “caspas”/pelos de animais, ácaros do pó e bolor.
Qual a gravidade da minha rinite alérgica?
Alguma das seguintes opções se aplica a si?
- Os sintomas da rinite alérgica impedem que durma ou fazem com que esteja desperto(a) durante a noite?
- Os sintomas da rinite alérgica afetam negativamente as suas atividades diárias, incluindo lazer e/ou desporto?
- Os sintomas da rinite alérgica impedem que dê o melhor de si no trabalho ou na escola?
- Os sintomas da rinite alérgica são problemáticos para si?
Se respondeu “sim” a uma ou mais destas perguntas, a gravidade da rinite alérgica é classificada como “moderada a grave”. Se respondeu “não” a todas as perguntas, a sua rinite alérgica é considerada ”ligeira”.
O que desencadeia os meus sintomas da rinite alérgica?
- Alergia a animais de estimação
- Cerca de 15% da população sofre de alergias a animais, principalmente a cães e gatos.
- Pólenes
- A duração da temporada da rinite alérgica varia de ano para ano e de país para país, e provavelmente sofrerá alterações no futuro, devido à influência das alterações climáticas. Dependendo de onde vive e daquilo a que tem alergia, a temporada de pólen pode começar logo no final de fevereiro e durar até ao início de setembro. Os pólenes que mais provocam alergias provêm do vidoeiro ou das gramíneas (fenos), mas muitos outros tipos de árvores e plantas também podem causar sintomas.
- Ácaros do pó
- Os ácaros do pó são particularmente abundantes em colchões, camas, almofadas, tapetes, mobília estofada e peluches. Não se preocupe, todos nós os temos nas nossas casas. Não é um sinal de falta de higiene, apenas uma consequência das nossas casas quentes e bem isoladas que os ácaros do pó adoram!
- Bolor
- A alergia a bolor é relativamente rara. O bolor é um fungo que liberta esporos e as chamadas micotoxinas. Por serem tão pequenas, é possível que atravessem muitos tipos de materiais e, assim, se espalhem por toda a casa.
Que tratamentos estão disponíveis para a minha rinite alérgica?
Não faltam tratamentos disponíveis para o tratamento da rinite alérgica. Apresentam-se sob várias formas, incluindo comprimidos, sprays nasais e colírio. Os seus sintomas, tanto o tipo como a gravidade, ditarão que tipo de tratamento é mais conveniente para si.