As alergias a animais de estimação estão entre as alergias mais comuns. Qualquer animal peludo, mas geralmente gatos e cães, pode desencadear sintomas da alergia como nariz entupido, comichão nasal, corrimento nasal e espirros, ou olhos vermelhos, com comichão e lacrimejantes.
É um mito comum que a pelagem que adoramos nos nossos animais de estimação seja a fonte dos sintomas da alergia.
O pelo é apenas o reservatório inteligente e irresistível para os desencadeadores das suas alergias a animais de estimação! Por mais tentador que seja, rapar o pelo do seu animal de estimação não fará com que seja menos alérgico a ele! Continue a ler para saber porque tem alergia ao adorado animal de estimação da família e o que pode fazer para aliviar os sintomas dessa alergia.
O que desencadeia a alergia ao meu animal de estimação?
Um dos desencadeadores da alergia que os nossos animais de estimação produzem e partilham connosco é uma espécie de “caspas” constituídas por flocos microscópicos da pele. Os alergénios dos animais de estimação são tão leves que podem circular no ar por muito tempo. Também são “pegajosos”, o que significa que podem permanecer em tapetes, móveis e roupa de cama durante meses. Essas pequenas partículas também podem ser transportadas em roupas para áreas onde não há animais de estimação. Não há como escapar! As pessoas com rinite alérgica a pólenes que são alérgicas a gatos ou cães tendem a desenvolver sintomas no início da temporada, e esses sintomas são mais graves. Por fim, mesmo que não tenha alergia a um animal de estimação, ter um animal de estimação por perto pode piorar a rinite alérgica, já que os animais também acumulam pólen no pelo!
O seu animal de estimação também pode ter alergia!
Alguns sinais de que o seu animal de estimação tem rinite alérgica são:
- lamber ou morder as patas mais do que o normal,
- coçar-se,
- pele vermelha ao redor dos olhos, orelhas ou patas,
- tremor na cabeça,
- esfregar as orelhas e/ou focinho e
- sonolência e inércia.
Quer manter o seu animal de estimação, mesmo tendo alergia ao mesmo?
Retirar o animal de estimação de casa é geralmente o melhor tratamento. No entanto, na impossibilidade de se afastar do seu animal de estimação, pode haver algumas estratégias para reduzir a exposição:
- Faça do seu quarto uma zona livre de animais. Mantenha a porta do quarto fechada e limpe o quarto regularmente – ou melhor, peça a alguém para fazer isso por si!
- Retire tapetes e não deixe o seu animal de estimação usar o sofá e as cadeiras. Para evitar que o seu espaço fique demasiado sóbrio, use tapetes que possa lavar regularmente com água quente para remover quaisquer alergénios de animais de estimação.
- Evite aspirar o máximo possível (uma vantagem, por fim, de ter rinite alérgica) ou use uma máscara anti-pó, pois a aspiração levanta no ar alergénios que estão presentes em tapetes e carpetes, o que desencadeia os seus sintomas.
- Mude de roupa após exposição prolongada a um animal.
- Considere usar um filtro ou purificador de ar para remover alergénios de animais do ar. No entanto, nenhum filtro de ar removerá alergénios já presos às superfícies.
- Peça a alguém sem alergia a animais de estimação que escove o animal na parte de fora da casa, de modo a remover pelos, e que limpe a caixa de areia.
Mesmo com todas essas estratégias de prevenção, é impossível evitar todos os desencadeadores da alergia produzidos pelos animais de estimação. É por isso que o tratamento farmacológico é a melhor opção para atacar os seus sintomas. Existem inúmeros tratamentos disponíveis, incluindo comprimidos, sprays nasais e colírios. Escolha o tratamento mais adequado ao tipo e à gravidade dos seus sintomas e ao seu estilo de vida.