Não estou a chorar, é a minha alergia nos olhos (conjuntivite alérgica)!

Pode não estar a chorar, mas o sofrimento dos olhos devido à rinite alérgica é suficiente para o(a) fazer chorar de verdade!

Olhos com comichão e lacrimejantes são um sintoma comum da alergia. As pessoas com rinite alérgica são habitualmente representadas segurando um lenço, espirrando e assoando o nariz (enorme e vermelho!). Os sintomas oculares são em grande parte ignorados! Mas sabia que mais de metade das pessoas com rinite alérgica também sofre de sintomas oculares, o que aumenta para 9 em cada 10 pessoas durante a época do pólen? Continue a ler para saber mais sobre sintomas e tratamentos para alergias oculares.

Alergia nos olhos (conjuntivite alérgica): causas e sintomas

Os olhos, tal como o nariz, estão em contacto com o meio ambiente e são muito sensíveis ao mesmo. Quando o olho entra em contacto com uma substância que o seu corpo (erroneamente) classifica como uma ameaça, o sistema imunológico entra em alerta de forma errada e desencadeia uma resposta alérgica no olho. Se os sintomas oculares são causados por alergias, os desencadeadores mais comuns são pólen, ácaros do pó e “caspas”/pelos de animais.

O termo médico para alergia nos olhos é conjuntivite alérgica. Simplificando, esta é uma inflamação da parte branca do olho e do interior do revestimento das pálpebras devido a alergias. Os sintomas mais comuns são:


  • Comichão nos olhos
  • Olhos lacrimejantes. O líquido produzido pelo olho é claro e aguado, e os dois olhos são afetados
  • Olhos vermelhos
  • Pálpebras inchadas, às vezes com olheiras
  • Olhos doridos, dando a sensação de terem areias e irritados, causados por problemas na produção de lágrimas, geralmente devido à produção insuficiente destas

Comichao Olho Vermelho Olho Inchado

A alergia nos olhos (conjuntivite alérgica) é o diagnóstico mais provável se também apresentar sintomas nasais, como:

Se tem sintomas da alergia nos dois olhos e no nariz, a condição é denominada rinoconjuntivite alérgica.

No entanto, os sintomas oculares também podem ser causados por infeção. Isto é mais provável, se houver pus nos olhos, que torna as pálpebras “pegajosas” e com “crostas”.

Os olhos lacrimejantes também ocorrem como consequência de uma constipação/gripe comum, ou de uma sinusite. Se suspeitar de uma infeção, entre em contacto com o seu médico.

Viver com alergia nos olhos (conjuntivite alérgica)

Os sintomas de olhos vermelhos, com comichão e lacrimejantes afetam negativamente todas as áreas da sua vida e têm um impacto maior que os outros sintomas da alergia associados à rinite alérgica (incluindo nariz entupido). As pessoas com sintomas oculares associados à rinite alérgica têm maior probabilidade de:

  • Ser incapazes de realizar as suas atividades com o seu habitual alto nível no trabalho ou na escola
  • Faltar mais que o normal ao trabalho
  • Consultar o seu médico com mais frequência
  • Sentirem-se irritáveis e parecerem que estiveram a chorar ou que estão chateados (as)
  • Experienciar sono de má qualidade
  • Sentir o impacto em muitas áreas da sua vida, incluindo nas suas atividades diárias e até mesmo na forma como interage com as outras pessoas e como as pessoas o(a) interpretam

Sugestões para reduzir os olhos vermelhos e com comichão

  • Tente não esfregar ou tocar nos seus olhos
  • Considere não usar lentes de contacto durante a época das alergias (use óculos em alternativa), ou pelo menos passe a usar lentes de contacto descartáveis diárias
  • Evite, tanto quanto possível, aquilo que desencadeia a alergia. Por exemplo:
    • Alergia ao pólen: tome banho, lave o cabelo e troque de roupa depois de passar algum tempo ao ar livre, para remover qualquer eventual pólen. Além disso, seque a roupa que lavar dentro de casa durante a época-pico do pólen, permaneça em espaços interiores quando a quantidade de pólen for alta e, se tiver de sair, use óculos de sol ajustados à cabeça para reduzir o contacto do pólen com os olhos. Verifique o calendário do pólen ou a previsão do pólen para a sua região.
    • Alergia a animais de estimação: Não tenha um gato ou um cão como animal de estimação, mas se tiver, não permita que entrem no seu quarto (uma zona livre de animais!)
    • Alergia a ácaros do pó: retire os tapetes, pois podem albergar ácaros, e use protetores de colchão e de roupa de cama
  • Lave os olhos com uma solução ocular ou salina especial (disponível em farmácias e parafarmácias)
  • No entanto, obterá alívio mais duradouro e eficaz tratando diretamente a causa dos seus sintomas oculares com um tratamento disponível na sua farmácia. Comprimidos, sprays nasais e colírios estão todos disponíveis para esse fim.

Tratamentos DAS alergias

Existe uma enorme variedade de tratamentos para a rinite alérgica disponíveis na sua farmácia e parafarmácia. Descubra qual pode ser o mais adequado para si.

Saiba mais