Ficar sem paciência com o corrimento nasal
Acabe com o corrimento nasal!
Ter corrimento nasal não é divertido e é um dos sintomas mais comuns da alergia. O gotejar constante e a irritação no nariz causada pela repetida limpeza com lenços podem fazer com que uma pessoa se sinta infeliz e constrangida.
Porém, quando se trata de alergias, esse sintoma incómodo pode durar semanas durante a época do pólen e, inclusivamente, todo o ano, para as pessoas que têm o azar de sofrer de alergias perenes (todo o ano) [por exemplo, alergia a ácaros do pó ou alergia a animais de estimação]. É um dos poucos sintomas visíveis no nariz, e muitas vezes resulta em irritação nasal e nariz vermelho como o de um palhaço, devido à constante limpeza e fricção com lenços. Ter um nariz com corrimento constante é também incómodo, interrompendo as atividades no trabalho, em casa e na escola, já que está sempre à procura de lenços, sempre a fungar e com o nariz húmido. Se lhe parece familiar, continue a ler para conhecer causas comuns, bem como soluções caseiras e medicamentos que podem aliviar este sintoma.
Rinorreia é o termo médico para corrimento nasal, e provém do prefixo grego “rino”, que significa "nariz” e "reia”, que significa "fluxo” ou "descarga”. A função desse muco (ranho) é reter bactérias, vírus e outros detritos (por exemplo, poeira, pólen etc.), que são expelidos durante um espirro ou quando nos assoamos, ou quando são transportados para a parte posterior do nariz, onde são engolidos. Sem qualquer problema! No entanto, os problemas começam quando essa produção de muco (ranho) se torna excessiva. Esse excesso de muco (ranho) tem 2 pontos de saída do seu corpo; ou vai para a frente e escorre pelas narinas (ou seja, corrimento nasal), ou vai para trás e escorre pela parte de trás da garganta (adorável!), uma condição conhecida como rinorreia posterior.
O corrimento nasal pode ser causado por qualquer coisa que irrite ou inflame o tecido que reveste o interior do nariz. Algumas causas incluem:
- Alergias
- O corrimento nasal terá que estar presente para se fazer um diagnóstico formal de rinite alérgica. A descarga deve ser de cor clara e aguada, deve provir das duas narinas e deve ocorrer juntamente com, pelo menos, um dos seguintes sintomas [nariz entupido, comichão nasal, espirros, e olhos vermelhos, com comichão e/ou lacrimejantes].
- Rinite não-alérgica (ou seja, rinite que não é devida a uma alergia)
- Infeção (por exemplo, sinusite aguda ou crónica, constipação comum, gripe)
- Ar seco e frio (que experimentamos especialmente durante o inverno, quando saímos das nossas confortáveis casas aquecidas)
- Alimentos picantes
- Uso excessivo de sprays nasais descongestionantes
- Gravidez ou alterações hormonais
- Objetos alojados, como um berlinde, por exemplo
- Um problema estrutural (por exemplo, desvio do septo ou presença de pólipos nasais)
Secar o corrimento nasal
Quer parar o corrimento nasal causado por alergia? Aqui estão algumas recomendações:
- Evite, tanto quanto possível, os alergénios que provocam o corrimento nasal.
- Evite o fumo de tabaco.
- Durma com a cabeça levemente elevada – por exemplo, usando uma almofada alta. Isto aliviará a pressão sobre as membranas no interior do nariz e, assim, reduzirá os sintomas.
- Limpe o nariz com água ou água do mar para eliminar os alergénios que desencadeiam sintomas.
- Use um tratamento que ataque diretamente o sintoma do corrimento nasal. Estes estão disponíveis nas farmácias ou parafarmácias:
- Os comprimidos anti-histamínicos são geralmente eficazes para aliviar os sintomas breves e ligeiros da rinite alérgica, demoram cerca de uma hora para serem eficazes após a toma, mas podem causar sonolência.
- Os sprays nasais contendo um corticosteroide e/ou um anti-histamínico reduzem a inflamação no nariz, diminuindo a irritação nasal e são muito bons para secar o corrimento nasal.
- Um spray nasal anti-histamínico tem um início de ação rápido, atua especificamente sobre as substâncias que desencadeiam o corrimento nasal, não causa sonolência (exceto em casos isolados) e pode ser utilizado a longo prazo.
- Os sprays nasais com corticosteroides são geralmente considerados bastante eficazes. Têm um início do seu efeito lento e só depois de vários dias atingem o efeito máximo.
- Os sprays nasais que contêm brometo de ipratrópio são particularmente eficazes no alívio do corrimento nasal, mas não têm efeito contra os outros sintomas da rinite alérgica.
Tratamentos DAS alergias
Existe uma enorme variedade de tratamentos para a rinite alérgica disponíveis na sua farmácia e parafarmácia. Descubra qual pode ser o mais adequado para si.