Comprimidos para a alergia

Os comprimidos anti-histamínicos são usados para tratar sintomas da alergia ligeiros

Um nariz entupido, com corrimento e comichão, combinado com ataques de espirros frequentes são sintomas comuns da alergia. Os comprimidos anti-histamínicos (ou comprimidos para a rinite alérgica) podem ser usados para aliviar alguns desses sintomas, particularmente a comichão nasal e na garganta e espirros. Os comprimidos anti-histamínicos proporcionam um alívio ligeiro do nariz entupido e dos olhos vermelhos, com comichão e lacrimejantes, exatamente os sintomas que os doentes relatam como os mais problemáticos.

Se sofre desses sintomas, um tratamento alternativo localizado poderá ser apropriado, por exemplo, um spray nasal anti-histamínico contendo azelastina que ataca os sintomas nasais e oculares num único tratamento.

Comprimidos anti-histamínicos: como funcionam?

Muitos dos primeiros sintomas da rinite alérgica (por exemplo, comichão e espirros) são causados por um produto químico libertado pelo organismo chamado histamina. Se tem alergia, isso significa que liberta grandes quantidades de histamina em resposta a substâncias que provocam alergias, como pólen, ácaros do pó, “caspas”/pelos de animais e bolor. Os anti-histamínicos funcionam impedindo a ligação da histamina ao seu recetor e, assim, impedindo-a de causar os seus sintomas. Os comprimidos anti-histamínicos não visam a inflamação, que é o sintoma determinante na rinite alérgica, e não impedem que a histamina seja libertada.

Tipos de comprimidos anti-histamínicos

Existem muitos comprimidos anti-histamínicos disponíveis. A substância em todos eles é um anti-histamínico, mas existem diferentes tipos de anti-histamínicos. Dividem-se, geralmente, em dois grupos principais.

  1. Os comprimidos anti-histamínicos sedativos mais antigos, que podem provocar sonolência. Os comprimidos anti-histamínicos sedativos podem afetar a sua concentração e desempenho (no trabalho e na escola) e não devem ser tomados se executar tarefas que exijam atenção (por exemplo, conduzir veículos ou operar máquinas). Além disso, deve evitar o álcool enquanto estiver a tomar anti-histamínicos sedativos, pois este pode piorar a sonolência.
  2. Os comprimidos anti-histamínicos não sedativos mais recentes têm menos probabilidade de provocar sonolência.

Também existem xaropes anti-histamínicos para crianças ou para quem tenha dificuldade em engolir comprimidos.

Comprimidos anti-histamínicos: qual o melhor?

Os mais recentes têm eficácia semelhante e são, geralmente, eficazes uma hora após a toma. Portanto, aquele que mais lhe convém depende da sua preferência. Algumas pessoas acham que certos anti-histamínicos são melhores do que outros. Pode ser necessário experimentar diferentes tipos de comprimidos (mas não misturá-los) para encontrar o que melhor se adequa a si. Os anti-histamínicos que não provocam sonolência são geralmente a melhor opção, pois não causam esse inconveniente. Mas os comprimidos anti-histamínicos que provocam sonolência podem ser mais eficazes, se os seus sintomas lhe afetarem o sono. Pergunte ao seu farmacêutico, se não tiver a certeza de qual experimentar.