Espirros constantes (Atchim… saúde!)

Espirros constantes podem indicar alergia

Espirros Alergia

A rinite alérgica não é para ser menosprezada! Espirrar é a primeira linha de defesa do seu nariz; é a forma que o mesmo tem de se livrar de substâncias indesejadas e/ou que são percebidas como ameaças. Espirrar é uma maneira eficiente de o fazer, pois um único espirro, normalmente, contém cerca de 40.000 gotículas, que saem do nariz a uma velocidade de 32 quilómetros por hora e se deslocam cerca de 1,5 metros. Espirrar é uma característica comum da infeção (por exemplo, na constipação comum). No entanto, se tiver espirros constantes ou se costuma ter “ataques de espirros”, quando espirra várias vezes seguidas (e de forma bastante violenta), provavelmente tem uma alergia.

sneezing

O que causa os espirros?

Os espirros, geralmente, ocorrem em pessoas com rinite alérgica e em pessoas com infeção do trato respiratório superior (por exemplo, com uma constipação, gripe).

  • Rinite alérgica
    • Essa é a causa provável, se também tiver outros sintomas da rinite alérgica, como nariz entupido, comichão nasal, corrimento nasal, olhos vermelhos, com comichão e lacrimejantes, e se espirrar apenas em determinadas épocas do ano e/ou em resposta a determinados desencadeadores.
    • Os desencadeadores comuns dos espirros em pessoas com rinite alérgica incluem pólen, “caspas”/pelos de animais [por exemplo, gatos e cães]; Alergia a animais de estimação, ácaros do pó e bolores.
  • Constipação comum ou outra infeção do trato respiratório superior (por exemplo, gripe)
    • As constipações causam produção de muco (ranho) que, por sua vez, estimula vários nervos do revestimento do nariz, provocando um espirro.
    • Esta é provavelmente a causa dos espirros, se também tiver febre, se a secreção do nariz ficar com cor e pegajosa e/ou se os espirros não melhorarem com o uso de anti-histamínicos.

O mecanismo do espirro

Espirrar é uma resposta reflexa a algo que irrita o revestimento do nariz. Essa irritação faz com que as células que revestem o nariz libertem substâncias químicas que, por sua vez, estimulam as terminações nervosas do nariz. O estímulo dessas terminações nervosas leva a uma sensação de irritação ou comichão nasal. O resultado final é um espirro! Felizmente, não espirramos durante o sono, porque os nervos que provocam espirros também estão a dormir!

Alivie os seus espirros relacionados com alergias

  • Evite, tanto quanto possível, os alergénios que provocam os espirros.
  • Evite o fumo de tabaco.
  • Durma com a cabeça levemente elevada – por exemplo, usando uma almofada alta. Isso diminui a pressão sobre a mucosa nasal e os sintomas podem diminuir.
  • Limpe o nariz com água ou água do mar para se livrar dos alergénios que estão presos no trato nasal.
  • Use um tratamento que ataque diretamente o sintoma dos espirros. Estes estão disponíveis em farmácias e parafarmácias:
    • Os comprimidos anti-histamínicos são geralmente eficazes para sintomas breves e ligeiros da rinite alérgica, demoram cerca de uma hora a atuar, mas podem causar sonolência.
    • Se os sintomas forem prolongados ou mais graves, um spray nasal contendo um anti-histamínico e/ou um corticosteroide pode ser usado para aliviar os sintomas.
      • Um spray nasal anti-histamínico tem um início de ação rápido, atua especificamente sobre as substâncias que desencadeiam o corrimento nasal, não causa sonolência (exceto em casos isolados) e pode ser utilizado a longo prazo.
      • Os sprays nasais com corticosteroides são geralmente considerados mais eficazes. Têm um início de efeito lento e demoram vários dias para atingir o efeito máximo.

Tratamentos DAS alergias

Existe uma enorme variedade de tratamentos para a rinite alérgica disponíveis na sua farmácia e parafarmácia. Descubra qual pode ser o mais adequado para si.

Saiba mais