Alergias, como a rinite alérgica, asma e alergia a alimentos atingiram proporções epidémicas e estão a aumentar em todo o mundo. As alergias já afetam cerca de um terço das pessoas nos EUA e espera-se que afetem 50% de todos os Europeus em 2025!
Existem muitos tipos diferentes de alergia e doenças alérgicas. As alergias mais comuns ocorrem em resposta ao pólen, animais de estimação, ácaros do pó e alimentos. O tipo de alergia depende da parte do seu corpo onde os sintomas se desenvolvem. Quando os sintomas da alergia ocorrem no nariz, é provável que tenha rinite alérgica. Quando ocorrem alergias nos pulmões, é mais provável que se traduzam em asma. Se ocorrerem sintomas da alergia na pele, será eczema, dermatite de contacto ou urticária.
Alergias comuns: rinite alérgica
A alergia nasal, como a rinite alérgica, é categorizada de acordo com a época do ano em que ocorre e o que desencadeia os seus sintomas. Se os sintomas da alergia aparecerem apenas em determinados períodos do ano, isso significa que tem uma alergia sazonal (ou intermitente), mas se os seus sintomas estão presentes o ano todo, a sua alergia é perene (ou persistente).
Os fatores mais comuns que desencadeiam os sintomas da rinite alérgica são pólenes (de árvores, gramíneas - fenos, ervas daninhas e plantas com flores), animais de estimação (geralmente gatos e cães), ácaros do pó (sempre presentes nas nossas casas) e bolores (encontrados em ambientes húmidos).
Os seus sintomas, a gravidade da sua alergia e o tipo de alergia são fatores que determinam que medicamento melhor se adequa a si [por exemplo, comprimidos, spray nasal ou colírio].
Muitas pessoas com rinite alérgica também apresentam sintomas de asma como tosse, aperto no peito e sons torácicos do tipo pieira, especialmente durante dias com muito pólen no ar. Cerca de 339 milhões de pessoas em todo o mundo têm asma, e 30 milhões delas vivem na Europa. Estima-se que em Portugal a asma tenha uma prevalência de 6,8%, correspondendo a cerca de 700 000 pessoas com asma ativa.
Alergias comuns: alergia alimentar e anafilaxia
A alergia alimentar é outro tipo de alergia comum, especialmente entre as crianças. Os alimentos que frequentemente desencadeiam alergia são o leite de vaca, ovos e nozes. Os sintomas podem incluir comichão na boca, lábios inchados, erupção cutânea semelhante à causada por urtigas, náuseas, vómitos e prisão de ventre.
Em casos raros, a resposta alérgica a alimentos pode ser muito mais grave, resultando em sintomas generalizados em todo o corpo – chamada anafilaxia. Esta condição implica risco de vida e deve ser procurada ajuda médica imediata.
Alergias comuns: alergia cutânea (dermatite de contacto)
A dermatite de contacto é um tipo de alergia cutânea resultante do contacto direto da pele com um desencadeador da alergia. Pode ser causada por contacto direto, por partículas no ar, vapores e até luz. Normalmente, os sintomas ocorrem 5 a 16 dias após o contacto com a pele e geralmente aparecem como uma erupção cutânea na parte do corpo afetada. As mãos são a zona mais frequentemente afetada, tanto na superfície externa, como entre os dedos. O níquel é um desencadeador comum, mas outros desencadeadores incluem perfumes e outras substâncias com cheiro forte. Evitar o que desencadeia a alergia e proteger-se contra substâncias irritantes é fundamental para que o tratamento tenha sucesso.