O ar de de boa qualidade em espaços interiores é importante, especialmente se sofre de alergias comuns, como
O primeiro passo no tratamento de qualquer alergia é tentar evitar a substância a que tem alergia.
Pode considerar como opção ter um purificador ou humidificador de ar em casa, por exemplo. Se isso irá ou não melhorar os seus sintomas ainda é motivo de algum debate. É recomendável combinar essas medidas com um tratamento eficaz de alergias como colírios, sprays nasais ou comprimidos.
Purificadores de ar: tipos, razões para usar e evidências
Antes de comprar um purificador de ar, é importante saber ao que é alérgico(a) e o tamanho da divisão em que o quer instalar. Sem conhecer essas duas informações essenciais, pode acabar com um purificador que não limpa o(s) alergénio(s) nocivo(s) do ar e/ou é muito pequeno para filtrar o ar do seu quarto com eficiência e rapidez. Além disso, alguns purificadores são barulhentos, por isso podem não ser adequados para uso no quarto, por exemplo. Esse é certamente o caso dos purificadores mecânicos tradicionais, que funcionam usando um ventilador para empurrar o ar de espaços interiores através de vários filtros (por exemplo, filtros de carbono e HEPA). Os filtros devem ser trocados regularmente, pois a eficiência diminui à medida que se juntam mais partículas. Outros purificadores de ar usam luz UV, iões negativos, ou ozono, para remover alergénios, e alguns sistemas combinam várias técnicas.
Pensa-se que os purificadores de ar podem ser benéficos para quem sofre de alergias, pois (quando usados com o filtro correto) podem capturar e reter alergénios de animais de estimação, pólen, ácaros do pó e esporos de bolor no ar. Isso reduz a quantidade de alergénios a que está exposto, teoricamente prevenindo, ou pelo menos reduzindo, os sintomas. Infelizmente, os estudos realizados sobre os purificadores de ar são geralmente de baixa qualidade, pelo que não há provas definitivas da remoção de alergénios e de melhoria de sintomas. Além disso, embora os purificadores de ar removam o alergénio do ar de espaços interiores que respira, não o removem de tapetes, móveis e estofos.
Os especialistas concordam que os melhores resultados são alcançados por várias abordagens para evitar o alergénio, combinadas com utilização de medicamentos.
Humidificadores de ar: tipos, razões para usar e evidências
Durante os meses de inverno, o ar de espaços interiores é mais seco, o que pode causar secura no nariz. As pessoas com rinite alérgica também podem ter, ocasionalmente, o nariz seco e irritado. Os humidificadores de ar são dispositivos que emitem vapor de água para aumentar os níveis de humidade no ar.
Podem ser classificados num de três tipos principais:
- ultrassónico (que usa vibração para quebrar partículas de água),
- impulsor, que utiliza um disco rotativo e
- evaporadores que usam um ventilador para soprar ar através de um pavio ou filtro molhado.
Pensa-se que aumentar o nível de humidade no ar acalma as vias nasais e também torna os alergénios “mais pesados” no ar, fazendo com que não se desloquem tão facilmente. No entanto, antes de comprar, é importante lembrar que, embora os humidificadores de ar possam reduzir a quantidade de alergénios que circulam no seu ambiente de espaços interiores, não os removem dos tapetes, móveis e estofos. Adicionalmente, os humidificadores de ar podem não ser adequados para pessoas com alergia a ácaros do pó ou a bolor. Adicionar humidade ao ar é o ambiente ideal para o crescimento de ácaros, bactérias e bolor que, por sua vez, podem causar ou piorar os sintomas da alergia. Portanto, se usar um humidificador de ar, é aconselhável acompanhar a humidade atmosférica com um higrómetro e garantir que não ultrapassa os 50%. Também é importante trocar a água nos humidificadores de ar regularmente e garantir que todos os filtros do humidificador de ar estejam limpos. Caso contrário, as bactérias e o bolor podem começar a crescer, mesmo dentro do humidificador. Segundo os especialistas, os melhores resultados são alcançados através da combinação de várias abordagens, que visam evitar os alergénios, com a utilização de medicamentos.