Se costuma sofrer de sintomas nasais da alergia, vale a pena experimentar uma lavagem nasal com solução salina (Ex: soro ou águas do mar). Estudos mostraram que, usada regularmente, a irrigação nasal tem um efeito positivo nos sintomas nasais quando combinada com outros tratamentos para a alergia, e reduz a quantidade de medicamentos para a alergia necessários.
Lavagem nasal: como funciona?
Os sintomas da rinite alérgica são desencadeados por alergénios (por exemplo, pólen, ácaros do pó, “caspas”/pelos de animais) inalados e retidos no nariz. Lavar o interior do nariz com solução salina simplesmente realiza um enxaguamento desses alergénios retidos e reduz a carga de alergénios e a resposta alérgica. Alguns estudos sugerem que o sal das lavagens salinas também tem um efeito anti-inflamatório.
Não é possível curar alergias com irrigação nasal, mas muitas pessoas experimentam menos sintomas graças a isso.
A limpeza do nariz é completamente isenta de riscos, desde que a solução salina não esteja muito concentrada, e é frequentemente recomendada pelos médicos como um complemento à medicação para alergias.
Lavagem nasal: como faço?
Estão disponíveis nas farmácias solução salinas e dispositivos especiais de lavagem do nariz, para inserir nas narinas. Enquanto lava o nariz, a água flui de uma narina para a outra através de um orifício na parede que separa as narinas uma da outra.
A irrigação nasal deve ser realizada antes do uso de sprays nasais. Isto garantirá que o revestimento do nariz fica livre de muco (ranho) e partículas de alergénios, proporcionando a melhor superfície para a atuação dos medicamentos para as alergias.
Lavagem nasal: quando devo fazer?
Algumas pessoas limpam o nariz quase todos os dias como medida preventiva, enquanto outras apenas o fazem quando estão com sintomas. Se a rinite alérgica se intensificar à noite, é aconselhável fazer uma lavagem nasal antes de dormir. Se lavar o nariz regularmente, é aconselhável usar sal puro sem substâncias adicionais como, por exemplo, iodo. Além disso, estão disponíveis nas farmácias gotas mistas de solução salina e sprays de solução salina. Não se conhecem efeitos secundários da lavagem nasal, mas se tem inflamações ou outros problemas nos ouvidos, é melhor consultar o seu médico antes de a fazer.
Lavagem nasal: substitui o tratamento antialérgico?
A lavagem com solução salina não substitui os tratamentos da alergia tradicionais, como comprimidos e sprays nasais, mas pode ser usada como um complemento.