Comichão na garganta / garganta irritada não é brincadeira

Comichão na garganta / Garganta irritada: a comichão que nunca pode ser coçada!

Comichão na garganta / garganta irritada é um sintoma comum de alergia. Toda a gente já passou por isso alguma vez: aquela sensação na garganta entre comichão e cócegas que nunca pode ser coçada. As pessoas experimentam e descrevem a sua garganta irritada de muitas maneiras diferentes. Em alguns casos, é como se fosse um remendo áspero no fundo da garganta e pode implicar comichão, irritação e desconforto. Noutros casos, a garganta fica seca, irritada e dorida. O resultado pode ser um pigarrear e tosse seca constantes, o que é irritante não apenas para si, mas também para as pessoas que o(a) rodeiam. Estes sintomas podem piorar à noite (é claro!), interrompendo o seu sono e causando cansaço durante o dia. Para descobrir mais sobre o que causa comichão / irritação na garganta e as condições associadas à mesma, continue a ler!

Comichão na garganta / garganta irritada é um sintoma comum a muitas condições

Uma garganta irritada ou com comichão pode ser um sintoma precoce de infeção bacteriana ou viral, como constipação, gripe ou garganta inflamada. Se for esse o caso, deverá durar apenas enquanto houver infeção.

Também pode ser causada por ar frio e seco no inverno, ou por um agente irritante no ambiente, como poluição do ar ou fumo de tabaco.

As alergias são a causa mais comum de comichão na garganta / garganta irritada. Se sentir apenas comichão / irritação na garganta durante a estação do pólen, ou em resposta a outros desencadeadores da alergia conhecidos [por exemplo, ácaros do pó, bolor, gatos, cães ou alimentos], é provável que se deva a uma alergia (por exemplo, rinite alérgica, asma ou alergia alimentar).

A rinite alérgica é a causa mais provável, se também apresentar outros sintomas nasais e/ou oculares, tais como:

O que causa a comichão / irritação na garganta?


O principal culpado pela comichão na rinite alérgica é uma molécula chamada histamina. A histamina passa sinais a tipos específicos de fibras nervosas que transmitem informações ao seu cérebro, ativando partes do mesmo, que transmitem a sensação de “comichão”.

O que pode fazer para aliviar a comichão / irritação na garganta?

A primeira coisa a fazer é tentar evitar o desencadeador, se puder. Se tem alergia ao pólen, por exemplo, tente manter as janelas e portas fechadas, tomar banho antes de dormir e secar as roupas, incluindo as de cama, em ambientes fechados durante a época do pólen.

Também pode experimentar algumas soluções naturais, incluindo:

  • Chá quente com limão/mel
  • Beber mais água
  • Evitar a cafeína (mas seremos realmente capazes de o fazer?!)
  • Usar um humidificador de ar para tornar mais húmido o ar que respira
  • Pastilhas para a garganta
  • Inspirar o vapor ao tomar banho ou sobre um alguidar, com uma toalha sobre a cabeça

No entanto, obterá alívio mais duradouro tratando diretamente a causa da irritação (ou seja, a histamina) com um tratamento disponível nas farmácias ou parafarmácias. Estes medicamentos incluem os denominados anti-histamínicos, e a sua eficácia no tratamento da irritação está bem comprovada. Existem muitos tipos e formulações diferentes disponíveis. Apresentam-se na forma de comprimidos, sprays nasais e colírios.

  • Os comprimidos anti-histamínicos são geralmente eficazes em sintomas breves e ligeiros da rinite alérgica, demoram cerca de uma hora para atuar, mas podem causar sonolência.
  • Se os sintomas forem prolongados ou mais graves, um spray nasal contendo um anti-histamínico e/ou corticosteróide pode ser usado para aliviar os sintomas.
    • Um spray nasal anti-histamínico tem um início de ação rápido, atua especificamente sobre as substâncias que desencadeiam o corrimento nasal, não causa sonolência (exceto em casos isolados) e pode ser utilizado a longo prazo.
    • Os sprays nasais com corticosteróides são geralmente considerados bastante eficazes. Têm um início de efeito lento e demoram vários dias para atingir o efeito máximo.

Tratamentos DAS alergias

Existe uma enorme variedade de tratamentos para a rinite alérgica disponíveis na sua farmácia e parafarmácia. Descubra qual pode ser o mais adequado para si.

Saiba mais